Esperamos que encontre aqui um pouco do que você precisa e que se sinta à vontade para comentar, dar ideias, tirar dúvidas.
Escolhemos essas peças para mostrar, mas temos muitas outras, nossa criatividade vai longe!
Siga nosso blog, encomende nossas peças e nos recomende aos seus amigos.

Para maiores informações, mande um email para nós:

artedoju@gmail.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Orando com Arte

«O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade.»( João Paulo II)
O Rosário é uma oração cuja origem se perde nos tempos. A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'.
Chama-se terço (5 dezenas) porque era a terça parte do Rosário (que eram 15 dezenas). Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nossos” (texto bíblico). No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
Em 1072 São Pedro Damião menciona que já era costume, em sua época, recitar, em forma de diálogo, 50 vezes a saudação angélica (primeira parte da Ave-Maria). 

O terço não se trata de repetição mecânica de palavras. O grande segredo do terço está na meditação dos mistérios de nossa redenção, vividos por Jesus e Maria. A Bíblia não se opõe em aspecto nenhum com relação ao terço, ainda mais sendo Jesus a oração central dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário